COMO TUDO COMEÇOU
Em 2011, um aluno da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, José Gusmão Rodrigues, solicita ao Comité Internacional das IPO a possibilidade de participar na XIX International Philosophy Olympiad.
O Comité Internacional não se opõe à participação do aluno nesse ano, desde que seja acompanhado por um professor. Nesse ano, acompanhado pelo seu professor, Domingos Diogo Correia, José Gusmão Rodrigues acaba por ganhar uma medalha de prata naquela que foi a primeira presença do nosso país nas International Philosophy Olympiad. Como condição para a primeira participação nas IPO, o Comité Internacional solicitou que Portugal criasse as condições para que em edições futuras das IPO a sua participação fosse assegurada através de alunos que seriam escolhidos através de uma competição nacional.
Nasce assim, por iniciativa de Domingos Diogo Correia e um grupo de professores de Filosofia, maioritariamente da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, a Associação Para a Promoção da Filosofia – PROSOFOS, que assume como principal objetivo a organização de uma competição nacional que consiga selecionar dois alunos para representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais da Filosofia – o que veio a acontecer pela primeira vez no ano letivo de 2011/2012, no que seria a primeira edição das Olimpíadas Nacionais de Filosofia.